Uma perspectiva redentora sobre o dinheiro

Uma perspectiva redentora sobre o dinheiro – Artigo de Brian Heap publicado originalmente na Revista Ultimato

 

Nesses últimos dois anos, tive o privilégio de participar de uma conferência chamada “Redeeming Money” (Redimindo o Dinheiro), onde mais de duas mil pessoas reuniram-se na Flórida, Estados Unidos, para compartilhar aprendizados sobre mordomia cristã e inovadoras estratégias, processos e produtos do mercado financeiro, especificamente criadas pensando num público que se identifica com a cosmovisão bíblica sobre dinheiro.
Ao andar pelos corredores do evento, conversar com os participantes e ouvir as palestras, fico sonhando sobre como será quando esse movimento, que já chegou em terras brasileiras, realmente deslanchar. O sonho é grande, mas creio que extremamente pertinente para o mundo de hoje, onde alguns argumentam que dinheiro é o motor principal de praticamente todas as grandes movimentações globais.
Na carta aos Romanos, o apóstolo Paulo humildemente nos motiva a permitir que Deus transforme o nosso jeito de pensar. Então qual será a nova perspectiva redentora sobre o dinheiro que nos permite experimentar a boa, perfeita e agradável vontade de Deus?
Sugiro abaixo duas mudanças na forma de pensar sobre dinheiro:
1. De dono para mordomo
2. De focado em si para focado no reino

Perspectiva redentora sobre o dinheiro: 2 mudanças na forma de pensar o dinheiro

1- Mentalidade de dono para mentalidade de mordomo

A tentação de se posicionar como dono dos recursos é grande pelos benefícios que imaginamos: privilégio, poder, controle, segurança etc. Em contrapartida, ser mordomo muitas vezes é associado à falta ou diminuição desses mesmos benefícios.
Pensamos em recursos como um jogo de soma zero onde toda a vantagem é do dono e o mordomo está a mercê da boa vontade do dono. Não gostamos dessa posição vulnerável, não gostamos da ideia de sermos mordomos porque imaginamos como seria servir alguém como nós.
A fé cristã traz uma nova perspectiva sobre a relação de dono e mordomo. A parábola dos talentos conta de um dono que assume o risco (deu a cada um conforme sua capacidade), mas compartilha o sucesso (venha celebrar comigo).
A parábola dos trabalhadores da vinha revela um dono que é radicalmente generoso, definindo o salário pelos seus critérios e não pelo o que o mercado impõe. A parábola do filho pródigo mostra a disposição do dono em redimir o fracassado e não somente considerá-lo servo, mas filho!
Quando conhecemos o caráter do dono de tudo, percebemos como é libertador servir a Deus. Trabalhamos para aquele que assumiu todo o risco, é generoso, misericordioso e, no final da história, nos convida para participar da Sua celebração. Nessa condição, quem não quer ouvir “servo bom é fiel”?

2- De focado em si para focado no Reino

A preocupação com a nossa provisão é capaz de consumir todo o nosso ser: dinheiro, tempo, pensamento, energia, sentimentos, relacionamentos etc. O egocentrismo desenfreado não consegue ver além de si, pois sempre se considera ou o mais necessitado ou o mais indispensável.
Quem vive nessa condição só consegue imaginar que o recurso financeiro em sua vida existe para cuidar das próprias necessidades, desejos e sonhos ou no máximo as necessidades, desejos e sonhos daqueles pelo qual tem algum tipo de afeto diferenciado.
Essa perspectiva do dinheiro leva-nos à uma condição que Agostinho chamou incurvatus in se (curvado para dentro de si mesmo). Se Agostinho falasse português, teria dito na linguagem popular que é a pessoa que só olha para o próprio umbigo.
Interessante refletir que C. S. Lewis, no livro O Grande Abismo, também se apropria do conceito incurvatus in se quando tenta explicar o que é uma alma condenada e o inferno. Lewis escreve: “uma alma condenada é praticamente nada: ela é encolhida, fechada em si mesma… Seus dedos estão dobrados, seus dentes cerrados, seus olhos fechados”.
E falando sobre o inferno Lewis escreve: “O Inferno inteiro é menor do que um pedregulho do seu mundo terrestre: mas é ainda menor do que um átomo deste mundo, o Mundo Real [céu]”.
Não deve ser assim para os cristãos! Jesus chamou a atenção dos seus discípulos quando disse que a busca pela comida, bebida e roupa são o que ocupa os pensamentos dos pagãos (Mt 6.32). Ao invés disso, ele instrui aos seus discípulos que busquem em primeiro lugar o reino dos céus. Quem busca um reino, não tem como ficar olhando somente para o próprio umbigo!
Torna-se necessário levantar o semblante e olhar a sua volta e para o distante, dessa forma quebrando a prisão claustrofóbica do incurvatus in se e descobrindo que o reino dos céus é um plano muito maior, estabelecido por um rei e em qual somos um entre muitos súditos: amando mutuamente, trabalhando juntos, considerando os outros mais importantes que nós, se preocupando com os interesses alheios etc. (Fp 2.2-4).
Nessa condição, quando priorizamos o reino dos céus no uso do dinheiro, colocamos em prática a oração “venha o teu reino, seja feita a tua vontade” e somos redimidos da prisão do egocentrismo para o reino de seu Filho amado (Cl 1.13).
A nossa perspectiva sobre dinheiro demonstra onde está o nosso coração. Aqui uso o termo coração no sentido que Jesus usou em Mateus 6:21, “Onde seu tesouro estiver, ali também estará seu coração”.
Muito mais do que emoções ou sentimentos, coração aqui refere-se as nossas convicções ou crenças. E são nossas convicções e crenças que influenciam o nosso comportamento. Quando agimos no mundo como mordomos e com o olhar ampliado para contemplar todo o reino de Deus, demonstramos que é possível servir a Deus e não a Mamon.
  • Brian Heap é marido, pai, pastor, palestrante, fundador da O SUFICIENTE, sócio da Bridgen Planejamento Financeiro, membro de conselhos e aficionado por jogar tênis.

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Conexão divina entre fé e dinheiro
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Conexão divina entre fé e dinheiro

A conexão divina entre a fé e o dinheiro. Artigo publicado originalmente na Ultimato Online.   A despeito das nossas tentativas de dissociar fé de finanças, Deus as vê de forma inseparável. Por vezes somos levados a criar uma separação entre o sagrado e o secular, entre o espiritual e o carnal, enfim, entre as coisas que se relacionam com Deus e as coisas restritas ao nosso mundo material. Isso também pode acontecer quando pensamos na relação entre fé e dinheiro. Essa dualidade tende a gerar um desengajamento quando nos distanciamos de uma vida piedosa e generosa, fruto da transformação genuína do coração alcançado pelo amor de Jesus. É como manter compartimentos estanques na vida. De um lado a fé e a esperança de um lar eterno, e de outro a manutenção de hábitos e estilo de vida neste mundo, totalmente a serviço de nossas próprias conveniências e conforto. É comum observarmos uma certa inquietação com o trato do tema dinheiro em nossas igrejas, o que é perfeitamente compreensível, uma vez que o simples fato de falarmos sobre dinheiro por si só já é um desafio relevante. No artigo Atribuindo propósito e significado eternos às suas finanças pessoais, abordamos a complexidade de se tratar do tema, já que o dinheiro traz consigo a incrível capacidade de se relacionar a aspectos mais íntimos do nosso coração e revelar traços de nosso caráter. De fato, esse deveria ser o motivo para darmos a importância devida à conexão entre a nossa fé e o dinheiro. Já sabemos que a Bíblia trata sobejamente sobre o tema do dinheiro. No livro The Treasury Principle, Randy Alcorn nos traz insights muito interessantes a respeito do que ele chama “a conexão do dinheiro”. A questão central é a ênfase que o próprio Jesus dá ao tema, ao fazer menção sobre dinheiro e posses materiais em várias de suas parábolas e ensinamentos. Randy Alcorn atesta que mais de 15% de tudo o que Jesus falou está relacionado ao tema dinheiro – mais que todos os seus ensinamentos sobre céu e inferno juntos! Mas qual seria a razão de tanta ênfase a respeito do dinheiro, um tema tão mundano? A resposta é a conexão estreita e fundamental entre a nossa vida espiritual e a forma como lidamos com o dinheiro. A despeito das nossas tentativas de dissociar fé de finanças, Deus as vê de forma inseparável. Vamos às Escrituras para conferirmos essa verdade.   Fé e Dinheiro nas Escrituras Encontramos um primeiro exemplo no relato de Lucas, capítulo 3. O contexto é a resposta de três grupos distintos de pessoas à mensagem veemente e confrontadora de João Batista sobre arrependimento e salvação (ver versículos 7 a 14). No versículo 10, Lucas narra que as multidões perguntavam a João Batista: “O que devemos fazer?”. Para essas pessoas, sua resposta é direta e prática: “Se tiverem duas vestimentas, deem uma a quem não tem. Se tiverem comida, dividam com quem passa fome”. Observe que João Batista não titubeia em relacionar a nova disposição das vidas transformadas pelo arrependimento de pecados ao exercício da generosidade, do compartilhar de bens materiais. O segundo grupo formado por cobradores de impostos também se aproxima de João Batista com a mesma pergunta: “Mestre, o que devemos fazer?”. A resposta é certeira: “Não cobrem impostos além daquilo que é exigido” (v. 12 e 13). Novamente somos surpreendidos pela conexão direta entre o coração e o bolso daqueles que aceitam de forma verdadeira a mensagem de arrependimento e salvação! O terceiro grupo, o de soldados, não foge à regra (v. 14). A mesma pergunta, “O que devemos fazer?”, e o mesmo teor na resposta: “Não pratiquem extorsão nem façam acusações falsas. Contentem-se com seu salário”. Uma abordagem econômica ao que deveria estar sendo tratado no âmbito espiritual, diriam alguns. Mas é exatamente esse o ponto. Em suas respostas, João Batista apenas demonstra a indissociabilidade entre fé e dinheiro. Corações transformados pela fé salvífica são chamados a testificar a respeito de sua nova disposição de vida através do desprendimento das coisas materiais. Caem os ídolos, e Jesus assume a prioridade absoluta assentando-se no trono da vida. João Batista nos ensina que a forma como abordamos as questões relacionadas a dinheiro é central para a nossa vida espiritual. Outras passagens reforçam essa verdade. Como não lembrar da transformação radical de Zaqueu ao ter um encontro verdadeiro com Jesus (Lucas 19.1-10). O chefe dos cobradores de impostos entendeu como o coração transformado pelo amor de Jesus se conecta de forma prática e impactante ao bolso. Num ímpeto de justiça e generosidade, declara que dividiria metade de sua riqueza com os pobres e devolveria quatro vezes mais àqueles que porventura haviam sido explorados na cobrança dos impostos! As palavras de Jesus coroam esse episódio com graça e júbilo: “Hoje chegou salvação a esta casa!” (v. 9). A atitude de Zaqueu em relação às suas posses materiais testifica sobre a transformação radical experimentada pelo seu coração. O livro de Atos relata como os novos convertidos se mobilizavam no compartilhar de seus bens com os mais necessitados (Atos 2.45, 4.32-35). A passagem de Paulo por Éfeso foi impactante ao ponto de levar aqueles que outrora praticavam feitiçarias a queimar em praça pública todos os seus livros de encantamento. Agora, notem o valor dos livros incinerados: cinquenta mil moedas de prata (50 mil dracmas), o que em valores atuais equivaleria a R$ 10 milhões1 (Lc 19.19)! Certamente os mágicos haviam encontrado o seu verdadeiro tesouro! Por fim, vale também destacar o encontro de Jesus com um jovem rico (Mt 19.16-22). Esse episódio retrata com clareza o dilema da dualidade gerando desengajamento. No esforço de manter uma vida compartimentalizada e dual, o jovem devoto e justo na observância das leis renuncia a um relacionamento íntimo com Jesus. Prefere se distanciar, eventualmente mantendo-se fiel ao seu elevado padrão de conduta, mas triste por não ser capaz de atender ao chamado do Mestre “porque tinha muitos bens”. Que sejamos inspirados e desafiados a viver de forma impactante neste mundo. Que

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Uma perspectiva redentora sobre o dinheiro – Artigo de Brian Heap publicado originalmente na Revista Ultimato   Nesses últimos dois anos, tive o privilégio de participar de uma conferência chamada “Redeeming Money” (Redimindo o Dinheiro), onde mais de duas mil pessoas reuniram-se na Flórida, Estados Unidos, para compartilhar aprendizados sobre mordomia cristã e inovadoras estratégias, processos e produtos do mercado financeiro, especificamente criadas pensando num público que se identifica com a cosmovisão bíblica sobre dinheiro. Ao andar pelos corredores do evento, conversar com os participantes e ouvir as palestras, fico sonhando sobre como será quando esse movimento, que já chegou em terras brasileiras, realmente deslanchar. O sonho é grande, mas creio que extremamente pertinente para o mundo de hoje, onde alguns argumentam que dinheiro é o motor principal de praticamente todas as grandes movimentações globais. Então, se o mundo é movido por dinheiro, talvez uma das maiores contribuições que os cristãos possam oferecer é uma perspectiva redentora sobre dinheiro. Na carta aos Romanos, o apóstolo Paulo humildemente nos motiva a permitir que Deus transforme o nosso jeito de pensar. Então qual será a nova perspectiva redentora sobre o dinheiro que nos permite experimentar a boa, perfeita e agradável vontade de Deus? Sugiro abaixo duas mudanças na forma de pensar sobre dinheiro: 1. De dono para mordomo 2. De focado em si para focado no reino Perspectiva redentora sobre o dinheiro: 2 mudanças na forma de pensar o dinheiro 1- Mentalidade de dono para mentalidade de mordomo A tentação de se posicionar como dono dos recursos é grande pelos benefícios que imaginamos: privilégio, poder, controle, segurança etc. Em contrapartida, ser mordomo muitas vezes é associado à falta ou diminuição desses mesmos benefícios. Pensamos em recursos como um jogo de soma zero onde toda a vantagem é do dono e o mordomo está a mercê da boa vontade do dono. Não gostamos dessa posição vulnerável, não gostamos da ideia de sermos mordomos porque imaginamos como seria servir alguém como nós. A fé cristã traz uma nova perspectiva sobre a relação de dono e mordomo. A parábola dos talentos conta de um dono que assume o risco (deu a cada um conforme sua capacidade), mas compartilha o sucesso (venha celebrar comigo). A parábola dos trabalhadores da vinha revela um dono que é radicalmente generoso, definindo o salário pelos seus critérios e não pelo o que o mercado impõe. A parábola do filho pródigo mostra a disposição do dono em redimir o fracassado e não somente considerá-lo servo, mas filho! Quando conhecemos o caráter do dono de tudo, percebemos como é libertador servir a Deus. Trabalhamos para aquele que assumiu todo o risco, é generoso, misericordioso e, no final da história, nos convida para participar da Sua celebração. Nessa condição, quem não quer ouvir “servo bom é fiel”? 2- De focado em si para focado no Reino A preocupação com a nossa provisão é capaz de consumir todo o nosso ser: dinheiro, tempo, pensamento, energia, sentimentos, relacionamentos etc. O egocentrismo desenfreado não consegue ver além de si, pois sempre se considera ou o mais necessitado ou o mais indispensável. Quem vive nessa condição só consegue imaginar que o recurso financeiro em sua vida existe para cuidar das próprias necessidades, desejos e sonhos ou no máximo as necessidades, desejos e sonhos daqueles pelo qual tem algum tipo de afeto diferenciado. Essa perspectiva do dinheiro leva-nos à uma condição que Agostinho chamou incurvatus in se (curvado para dentro de si mesmo). Se Agostinho falasse português, teria dito na linguagem popular que é a pessoa que só olha para o próprio umbigo. Interessante refletir que C. S. Lewis, no livro O Grande Abismo, também se apropria do conceito incurvatus in se quando tenta explicar o que é uma alma condenada e o inferno. Lewis escreve: “uma alma condenada é praticamente nada: ela é encolhida, fechada em si mesma… Seus dedos estão dobrados, seus dentes cerrados, seus olhos fechados”. E falando sobre o inferno Lewis escreve: “O Inferno inteiro é menor do que um pedregulho do seu mundo terrestre: mas é ainda menor do que um átomo deste mundo, o Mundo Real [céu]”. Não deve ser assim para os cristãos! Jesus chamou a atenção dos seus discípulos quando disse que a busca pela comida, bebida e roupa são o que ocupa os pensamentos dos pagãos (Mt 6.32). Ao invés disso, ele instrui aos seus discípulos que busquem em primeiro lugar o reino dos céus. Quem busca um reino, não tem como ficar olhando somente para o próprio umbigo! Torna-se necessário levantar o semblante e olhar a sua volta e para o distante, dessa forma quebrando a prisão claustrofóbica do incurvatus in se e descobrindo que o reino dos céus é um plano muito maior, estabelecido por um rei e em qual somos um entre muitos súditos: amando mutuamente, trabalhando juntos, considerando os outros mais importantes que nós, se preocupando com os interesses alheios etc. (Fp 2.2-4). Nessa condição, quando priorizamos o reino dos céus no uso do dinheiro, colocamos em prática a oração “venha o teu reino, seja feita a tua vontade” e somos redimidos da prisão do egocentrismo para o reino de seu Filho amado (Cl 1.13). A nossa perspectiva sobre dinheiro demonstra onde está o nosso coração. Aqui uso o termo coração no sentido que Jesus usou em Mateus 6:21, “Onde seu tesouro estiver, ali também estará seu coração”. Muito mais do que emoções ou sentimentos, coração aqui refere-se as nossas convicções ou crenças. E são nossas convicções e crenças que influenciam o nosso comportamento. Quando agimos no mundo como mordomos e com o olhar ampliado para contemplar todo o reino de Deus, demonstramos que é possível servir a Deus e não a Mamon. Brian Heap é marido, pai, pastor, palestrante, fundador da O SUFICIENTE, sócio da Bridgen Planejamento Financeiro, membro de conselhos e aficionado por jogar tênis.

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dinheiro é benção ou maldição
Generosidade

Dinheiro é benção ou maldição? Você decide!

Dinheiro é benção ou maldição? Você decide! – Artigo originalmente publicado na  revista Ultimato.   O tema dinheiro e posses é tratado por Jesus em dezesseis das dezoito parábolas que estão apresentadas nos evangelhos. Em toda a Bíblia, temos mais de 2.350 versículos abordando estes temas. Uma das parábolas mais conhecidas é a dos talentos (Mt 25.14-30). É a história de três servos que receberam respectivamente cinco, dois e um talentos (um talento equivalia entre trinta e trinta e cinco quilos de prata, por volta de R$120.000,00 nos dias de hoje). A parábola relata que os dois servos com mais talentos aplicaram o dinheiro, dobrando os recursos a eles confiados. Já o outro servo, temendo perder o dinheiro de seu senhor, enterrou o talento conforme a lei rabínica à época. Esta parábola nos mostra uma abordagem diligente sobre o uso dos recursos financeiros que nos são confiados. Aborda a astúcia de dois servos que, numa visão empreendedora de geração de riqueza, multiplicaram o dinheiro de seu senhor, contrastando com o medo paralisante do outro servo que enterrou os talentos a ele confiados, devolvendo exatamente o mesmo valor ao seu senhor. O fato é que os servos diligentes foram recompensados com muito. Já o servo negligente foi punido e tudo lhe foi tirado. Ao contrário do ensinado por Jesus, hoje ainda é exaltada uma ética na qual o lucro financeiro é suspeito, e o empreendedorismo é visto com um viés de ganância e desagrado. Porém, a história apresenta um significado ético facilmente perceptível, e lições que ajudam a compreender qual é a responsabilidade do cristão na vida econômica, agindo como mordomo dos recursos a ele confiados pelo Senhor. Percebemos que, em uma visão simples, investir e obter lucro não é imoral ou contrário aos ensinamentos bíblicos, pois os servos diligentes foram recompensados. Também vemos que o mestre inverte o entendimento da lei rabínica, pois considerou que o fato de enterrar o talento causou prejuízo ao seu senhor. E, por fim, Deus nos orienta a utilizar nossos talentos para fins produtivos. A parábola enfatiza a ação empreendedora e a criatividade, e condena a preguiça ou inércia. Assim, quando o lucro consciente é um dos objetivos a serem alcançados pelo uso do talento empresarial, isso não configura ganância. É apenas o uso apropriado do talento e a capacidade de geração de riqueza que nos é dada por sermos imagem e semelhança de Deus (Gn 1:27). Os recursos (financeiros ou não) que cada um de nós temos não são essencialmente injustos. Todos nós temos a responsabilidade de empregar as capacidades e habilidades das quais fomos dotados, fazendo parte da criação, co-criando com o Senhor e gerando riqueza. E o mais importante, esta parábola indica que a inatividade ou o desperdício do talento empreendedor é algo que não agrada a Deus. Sobre o olhar da macroeconomia, os oito talentos iniciais se transformaram em quinze. Assim, não é a história de um jogo onde o ganho de um ocorre às custas do outro. Há a multiplicação do recurso pelo investimento correto e sensato. A economia depende fortemente do empreendedorismo, do investimento, da consciente tomada de risco e da expansão da riqueza em um movimento de prosperidade. Deveríamos ser mais críticos quanto à maneira negativa como nossa cultura trata o empreendedorismo e o investimento. Pelo contrário, isso deve ser incentivado desde cedo. A parábola dos talentos sugere a superioridade moral da livre iniciativa, do investimento e do lucro, revelando que Jesus compreendia que o investimento direto nas atividades produtivas rende mais que a atividade financeira. Jesus também nos ensina que pessoas tem capacidades diferentes para as diversas atividades, porém a visão empreendedora e criativa merece ser recompensada e a inatividade condenada. Nos revela também que Jesus entendia que os maus e os preguiçosos frequentemente culpam os outros pelas suas próprias falhas, como fez o servo negligente justificando sua atitude pela severidade de seu senhor. E ainda, Jesus não atribui necessariamente bondade ao pobre e maldade ao rico, mas sim valorizou a mordomia apresentada pelos servos diligentes. E afinal: o dinheiro é benção ou maldição? Se o dinheiro é benção ou maldição em sua vida e de sua família, vai depender de como você vai lidar e se comportar em relação a esse recurso. Ficam aqui algumas reflexões a se fazer: 1- Quando você busca informações para apoiar a sua decisão de investimentos, você pensa nessas questões? 2- Quais os impactos desse investimento na vida de outras pessoas? 3- Com esse investimento, você está priorizando o lucro a qualquer preço ou está buscando um impacto mais profundo na criação (sociedade e meio ambiente)? 4- Este investimento é uma forma de expressar amor ao próximo? 5- Esse investimento agrega significado ao dinheiro? 6- Você está promovendo a geração de riqueza como co-criador ou é simples especulação financeira? Sejamos mordomos! Que sejam abençoadores dos recursos a nós confiados. Gustavo Ipolito é marido, pai, palestrante, empresário, CEO e fundador da GoldStreet Venture Capital, primeiro fundo venture capital baseado nos preceitos cristãos na América Latina. Conselheiro na organização The Justice Movement, mentor de empresários e um dos idealizadores do movimento NwC+ Networking Cristão voltado à empresários, empreendedores e investidores cristãos.

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finanças pessoais com propósito eterno
Planejamento

Propósito e significado eternos às finanças pessoais

Falar a respeito de nossas finanças pessoais é reconhecidamente um tema complexo, pois envolve falar de dinheiro e de sua influência sobre os nossos hábitos, anseios e temores. De fato, a nossa relação com o dinheiro tem a incrível capacidade de revelar traços de nosso caráter e, mais, de forma clara e muitas vezes surpreendente, informar a respeito de nossa relação com Deus, o Criador de todas as coisas, e a quem todas as coisas pertencem (Sl 24.1). Quando nos dispomos a falar sobre dinheiro, e sobre o lugar que ele ocupa em nossa vida, naturalmente nos expomos a alguma vulnerabilidade. Isso porque o dinheiro está relacionado a aspectos muito mais íntimos de nossa existência. Ele está diretamente conectado às questões do coração, entendendo o coração humano como sendo a essência do que somos, englobando mente, afeições e vontade. O rei Salomão, com toda sabedoria, nos exorta: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida” (Pv 4.23). Talvez daí surja a dificuldade em torno do tema, pois a nossa relação com o dinheiro pode ser bastante reveladora em relação às nossas paixões, prioridades e motivações. E o nosso comportamento sempre seguirá à risca o que as nossas crenças e visão de mundo nos indicam. Experiências traumáticas e frustrações podem se refletir de formas variadas quando lidamos com dinheiro. Por exemplo, gastos compulsivos podem ser a válvula de escape para o esforço de superar carências ou para manter as aparências de que tudo vai bem. Ou por outro lado, o medo de um futuro incerto, ou o desejo (e a ilusão) de se controlar o incontrolável, podem resultar na mesquinhez de quem acredita que “poupar” cada centavo será a solução para todas as dúvidas que o futuro possa trazer. Em ambos os casos, fica clara a necessidade urgente de um entendimento verdadeiro e bíblico sobre o papel do dinheiro em nossa vida. A influência negativa que o dinheiro pode causar sobre o coração humano não é exclusividade dos nossos dias. Já nos tempos antigos, Jesus nos alerta sobre o perigo de tentar servir a dois senhores, a Deus e a Mamom (Mt 6.24). Da mesma forma, o apóstolo Paulo ressalta que o amor ao dinheiro é a raiz de todo mal, ao ponto de levar pessoas a se desviarem da fé (1Tm 6.10). Essa é a dinâmica nefasta, engendrada pelo inimigo, para que através das falsas promessas baseadas naquilo que o dinheiro pode oferecer, o ser humano criado à imagem e semelhança de Deus tenha sua identidade distorcida e deturpada. A busca por controle, influência e status, entremeada por vergonha e culpa, e muitas vezes sustentada por injustiça e exploração, descreve um padrão de comportamento dominado pelo amor ao dinheiro. Comportamento esse que pode assumir diferentes formas, desde as mais sutis e politicamente corretas até as mais reprováveis sob a ótica do amor ao próximo e justiça social. Finanças pessoais com propósito e significado eternos Mas como nos manter livres e seguros desta estratégia maligna que rege o comportamento e os costumes deste mundo? Certamente uma transformação em nosso modo de pensar e entender o dinheiro se faz necessária, para que experimentemos a boa, agradável e perfeita vontade de Deus em torno de um tema tão central em nossas vidas. A aplicação prática de princípios de mordomia cristã por meio da elaboração e execução do planejamento financeiro pessoal nos permite desenvolver uma perspectiva renovada sobre o uso do dinheiro que nos leve a expandir os nossos círculos de compaixão e generosidade. Esse é o ponto de partida para que as conversas sobre as nossas finanças pessoais sejam permeadas de propósito e significado eternos, e não mais por medo, orgulho ou mesmo vergonha! Uma reflexão mais profunda sobre o papel do dinheiro, que esteja alinhada aos princípios da mordomia cristã, contribui para a definição de planos e projetos pessoais que honram a Deus em sua essência. Não há nada que nos encoraje mais em relação ao uso de nossos recursos do que colocar à disposição do Senhor os recursos que são do Senhor para a realização dos propósitos do Senhor em nossas vidas. Essa é a aplicação prática do conceito de mordomia cristã. O estabelecimento de projetos e objetivos no contexto da mordomia cristã tem a capacidade de lançar fora o medo e promover segurança e tranquilidade na condução das nossas finanças. Essa prática nos leva a um lugar de dependência do Senhor para a realização dos projetos que são dEle, e para os quais Ele mesmo alocará a porção exata dos seus recursos infinitos, necessários para sua realização. Outro benefício de uma vida bem planejada é a melhor utilização dos recursos sob a nossa responsabilidade, sem desperdícios ou ausência de propósito definido. Lançar mão de um orçamento bem ajustado que nos dê referência para os gastos no presente e no futuro, é uma das práticas mais efetivas no exercício diário da boa governança financeira, servindo de proteção ao nosso coração contra as investidas insidiosas do inimigo. A transformação radical em suas finanças pessoais promovida por uma visão redentora a respeito do dinheiro será efetivamente percebida quando o exercício da generosidade for inserido de forma intencional e planejada em nosso orçamento. Uma vida financeira bem planejada potencializa a nossa capacidade doadora, e nos reposiciona estrategicamente como instrumentos úteis a serviço do Reino para impactar e fazer avançar a causa de Cristo em nosso tempo. A Bridgen pode te auxiliar nessa jornada. Fale conosco. Fabio Marques, CFP® é casado com Alessandra, pai de quatro filhos e sócio fundador da Bridgen Planejamento Financeiro. Acredita no poder transformador do planejamento de vida que, a partir de uma renovada abordagem das finanças pessoais, é capaz de pavimentar o caminho rumo a uma vida plena e abençoadora. Artigo originalmente publicado na Revista Ultimato.

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servir a Deus e ao dinheiro
Crise

Por que não podemos servir a Deus e ao dinheiro?

Servir a Deus e ao dinheiro é possível? No conteúdo de hoje vamos explanar o assunto e trazer luz e entendimento sobre o por que não podemos servir a Deus e ao dinheiro. Este artigo é o primeiro de cinco que serão publicados ao longo de 2023 sobre o tema “Economia do reino, mordomia cristã e generosidade”, assinados por Brian Heap, Fabio Marques, CFP® e Gustavo Ipolito Jr, na Revista ULTIMATO. Todos nós temos histórias que podemos compartilhar sobre o dinheiro em nossas vidas. Algumas histórias são felizes e outras tristes; histórias de escassez e outras de abundância; histórias de grande liberdade e outras de grande vulnerabilidade; histórias pessoais e outras histórias da vida em comunidade etc. Quais são suas histórias? Nossas histórias e relação com dinheiro Eu me recordo de uma história sobre dinheiro da minha infância. Foi o primeiro Dia das Crianças que eu tive a consciência de que eu não iria ganhar um presente. Meus pais haviam decidido que eu e meus irmãos já tínhamos tudo que precisávamos e ainda mais. Então, alguns dias antes do Dia das Crianças, nós saímos para comprar um presente para os filhos de uma família que não tinha condições de comprar. Acredito que eu tenha ficado frustrado ao perceber que eu não receberia um presente, mas confesso que não lembro desse sentimento. O que está gravado em minha memória é a alegria daquelas crianças que experimentaram o inesperado e uma amizade foi construída entre nossas famílias. Muitos anos depois eu fui entender por que aquela experiência ficou gravada em minha memória. Num mundo que valoriza o uso do dinheiro de forma impessoal, para conseguir suas vontades sem ter que submeter a relacionamentos, aquele momento foi uma afronta não ao dinheiro, mas a Mamon. Mamon é um termo que tem estado ausente em muitos dos nossos ambientes cristãos, embora seja o nome pessoal que Jesus Cristo deu ao dinheiro (Mateus 6:24). Falamos bastante sobre dinheiro na Igreja (dízimos, ofertas, projetos, missões etc.), mas raramente temos discutido o que Mamon está tentando fazer com o nosso mundo. Servir a Deus e ao dinheiro? Impossível! O teólogo e autor Andy Crouch escreve que a promessa mais sedutora de Mamon é a vida abundante sem dependência, é satisfazer os desejos do nosso coração com dinheiro sem a necessidade da reciprocidade ou relacionamentos de lealdade. A promessa de Mamon é extremamente perigosa por três motivos: 1- Primeiramente, porque realmente vivemos num mundo onde quase todos nossos desejos e necessidades podem ser comprados com dinheiro. 2- Em segundo lugar, porque o apelo é feito ao nosso coração, que sabemos ser enganoso e desesperadamente corrupto (Provérbios 4:23). 3- Em terceiro lugar, muitas vezes, as intenções do nosso coração não são imediatamente visíveis. Então, quem pode sondar o coração do homem? Na superfície, compartilhamos nossas histórias sobre dinheiro, mas raramente compartilhamos as nossas lutas com Mamon. E essas lutas acontecem em todos os lugares. É o pastor que diz não querer que o membro se afaste da fé, mas no íntimo está preocupado com o dízimo que a Igreja deixará de receber. É o profissional que não pode deixar a empresa corrupta onde trabalha, porque não terá condição de manter o padrão de vida ao qual sua família tem se acostumado. É o empresário que não “dá a César o que é de César” e justifica com o fato de o governo ser corrupto, mas não reconhece também os erros de gestão e ganância do próprio coração. É o olhar em outra direção diante das necessidades sociais, preferindo a pergunta “O que será de mim, se eu ajudar?” ao invés da pergunta “O que será deles, se eu não ajudar?”. É um coração sempre muito tentado pela próxima novidade/oportunidade, sem perceber o custo cobrado sobre sua própria alma. Mamon é uma potestade e por isso Jesus deixa claro que não é possível servir a Deus e Mamon. Como podemos proteger o nosso coração diariamente dos esforços de Mamon? Sugiro quatro princípios bíblicos para blindar nosso coração. 04 princípios para blindar nosso coração dos apelos de Mamon 1. Lembrarmos que somos mordomos e não donos. a. Aquilo que temos são recursos dados por Deus para objetivos dados por Deus. b. O coração do mordomo não está no dinheiro, porque o dinheiro não é dele. O coração está em Deus, porque a Ele tudo pertence (Salmos 24:1). 2. Exercitarmos o contentamento. a. O contentamento não é o que teremos quando algo acontecer (futuro), mas o que experimentamos na provisão do pão nosso de cada dia (presente). b. O coração contente tem disposição de ser generoso ao invés de sempre desejar melhorar o seu padrão de vida. 3. Aplicarmos a sabedoria bíblica. a. A sabedoria bíblica é verdadeira, atemporal, transcendente e relevante. b. O coração que cultiva a sabedoria bíblica não precisa achar “jeitinhos” e nem apressar o resultado, e, portanto, é menos suscetível à corrupção. 4. Vivermos uma fé genuína em Deus. a. A fé genuína em Deus é uma mão aberta, que permite Deus colocar e tirar o que Ele quiser, entendendo que tudo é um processo para amadurecer a soberania Dele em nossas vidas. b. O coração cheio de fé nos liberta da pressão do “aqui e agora” dos produtos financeiros, ampliando nossa perspectiva de Deus e visão do futuro. Adentremos o dia a dia desse mundo, controlado por Mamon, com corações fortalecidos para levar uma mensagem diferente sobre o dinheiro. Uma mensagem exatamente oposta ao desejo de Mamon de destruir a pessoalidade da criação, mas totalmente alinhada com os propósitos de Deus que em Cristo está reconciliando o mundo consigo e nos fazendo embaixadores dessa reconciliação. Buscando orientação sobre como planejar e investir corretamente seus recursos, sem se tornar escravo do dinheiro, mas sendo um bom mordomo dele? A Bridgen pode te auxiliar nessa jornada. Brian Heap é marido, pai, pastor, palestrante, fundador da O SUFICIENTE, sócio da Bridgen Planejamento Financeiro, membro de conselhos e aficionado por jogar tênis.

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O princípio do tesouro nos céus: uma estratégia de câmbio para a vida e além
Generosidade

O princípio do tesouro nos céus: uma estratégia de câmbio eterno

Tesouro nos céus: você já ouvir falar sobre esse princípio? Vamos te explicar de que forma o conceito de tesouro nos céus perpassa por uma estratégia de câmbio eterno. Imagine por um momento que você receba um convite para mudar-se com sua família para trabalhar em outro país. Você analisa a oferta e, do seu ponto de vista atual, parece muito boa. O pacote oferecido parece que dará a você condição de cuidar bem da sua família e ainda sobrar. Não existe prazo determinado para você ficar no outro país, mas existem dois detalhes muito importantes. A sua pátria só permite você permanecer em outro país enquanto estiver ativo (trabalhando). Então, ao encerrar sua época de trabalho naquele país, você terá que voltar para a sua pátria. É proibido retornar à sua pátria com dinheiro em espécie. Então qualquer valor que você queira ter, após encerrar seu tempo no outro país, você terá que enviar para sua pátria antes, através de remessas. Analisando o convite, você chega a algumas conclusões: A vida naquele país será boa. Ao mesmo tempo, você sempre precisará ter em mente que a vida lá é temporária, embora o prazo seja indeterminado. Financeiramente, não fará sentido acumular grandes riquezas naquele país, pois você não conseguirá levar nada com você quando o tempo lá acabar. Você precisará planejar e ser proativo, pois não dependerá só de você a decisão de quando encerrará o seu trabalho naquele país. Você deverá enviar, antecipadamente, as riquezas para sua pátria. Analisando a história e as conclusões apresentadas, o que você faria? Se fosse sua história, quais decisões tomaria? E se eu lhe falar que esta é a sua história? Embora sua história esteja ainda sendo escrita, você está vivendo em “outro país”, e um dia o seu trabalho terminará. Na história contada acima, o fim do período de trabalho é a morte. No dia da sua morte, você não terá mais como usufruir das riquezas acumuladas nesta vida. Tudo que você acumular aqui, ficará aqui, para que outras pessoas usufruam. Os cristãos, em sua maioria, vivem esta vida completamente esquecidos de que, embora seja boa a vida aqui, ela é temporária; e que um dia iremos para nossa pátria celestial, deixando para trás não somente tudo que consumimos nesta vida, mas também tudo que acumulamos. Alguns, quando finalmente se dão conta desta realidade, passam a viver uma vida de gastos cada vez maiores e, infelizmente, com cada vez menos contentamento. Mas Jesus estava querendo ensinar aos seus discípulos que existe uma solução para que não sejam desperdiçadas as riquezas nesta vida. A solução de Jesus está registrada no livro de Mateus 6.19-21: “Não ajuntem tesouros aqui na terra, onde as traças e a ferrugem os destroem, e onde ladrões arrombam casas e os furtam. Ajuntem seus tesouros nos céus, onde traças e ferrugem não destroem, e onde ladrões não arrombam nem furtam. Onde seu tesouro estiver, ali também estará seu coração”. Jesus estava dizendo aos seus discípulos que existe uma forma de eles enviarem antecipadamente as riquezas desta vida para onde eles irão passar a eternidade. Esta solução chama-se o Princípio do Tesouro nos Céus. A verdade é que tudo que tentamos acumular iremos perder, ou nesta vida, ou na morte. Mas tudo que colocamos nas mãos de Deus, será nosso, como filhos de Deus, por toda a eternidade. O princípio do Tesouro nos Céus Talvez você esteja pensando: “Mas, na prática, como posso fazer estas ‘remessas financeiras’ e ajuntar tesouros no céu?”. Para isto, deixe eu usar um exemplo de câmbio financeiro. Hoje, você pode entregar reais, a moeda brasileira, para uma instituição financeira autorizada a negociar câmbio. Em contrapartida, a instituição financeira irá entregar a você um valor na moeda do outro país. Neste exemplo, a instituição financeira serve como intermediária para que haja a conversão do valor acumulado em reais para o valor correspondente na moeda de outro país. Será que Jesus está tentando ensinar os seus discípulos que existe uma forma de fazer o câmbio de coisas temporais por coisas eternas? Eu creio que sim. Pelo jeito, os discípulos entenderam que sim, porque o mesmo texto sobre vender seus bens e dar o dinheiro aos pobres, para ter tesouros no céu, aparece em três dos evangelhos (Mt 19.21; Mc 10.21; Lc 12.33). Além disto, aparentemente, o apóstolo Paulo também entendeu desta forma e instruiu Timóteo com o seguinte conselho: “Diga-lhes que usem seu dinheiro para fazer o bem. Devem ser ricos em boas obras e generosos com os necessitados, sempre prontos a repartir. Desse modo, acumularão tesouros para si como um alicerce firme para o futuro, a fim de experimentarem a verdadeira vida” . 1Timóteo 6.18,19. Também quero ressaltar que, tanto nos textos dos evangelhos como na instrução de Paulo, há uma clara preferência por um perfil específico de “cambista”. Aparentemente, Deus certifica o perfil do pobre ou necessitado como “cambista” para a troca entre bens temporais e bens eternos. Confesso que ouço de várias pessoas alguns tipos de objeção referentes ao “cambista” que Deus aparenta preferir. Embora eu também creia que precisamos praticar a mordomia cristã na hora de sermos generosos, vale lembrar que, na troca de moedas nacionais no nosso mundo, nos preocupamos menos com quem está fazendo o câmbio e mais com valor que estamos recebendo na nova moeda. A garantia não está no mérito do cambista, mas na economia do novo país. Talvez por isto, os heróis da fé confiaram, pois “embora não tenham recebido todas as coisas que lhes foram prometidas, as avistaram de longe e de bom grado as aceitaram”. (Hebreus 11.13) Então, se você quer ajuntar tesouro nos céus, mas não sabe por onde começar, deixo aqui algumas sugestões: Busque uma vida de contentamento, reconhecendo que Deus tem provido o que é necessário e muito mais, para você e aqueles que você ama. Procure ferramentas e/ou profissionais qualificados que possam ajudar você a definir o quanto é o suficiente para hoje e para este breve período de vida. Peça sabedoria a Deus sobre onde praticar generosidade com aquilo que Ele

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