Tranquilidade e segurança necessárias na gestão de suas finanças
- Home
- Consultoria Financeira
O Planejamento Financeiro
Desenvolvido com base nos princípios internacionais estabelecidos pelo Financial Planning Standards Board (FPSB), engloba as seguintes etapas:
- Diagnóstico & Engajamento
- Coleta de Dados & Definição de Objetivos
- Análise
- Apresentação & Recomendações
Nosso foco principal será compreender de forma ampla e profunda o seu contexto atual e traçar um diagnóstico sobre a sua relação com o dinheiro.
Como o seu temperamento, personalidade, atitudes e crenças atuam sobre o processo de tomada de decisões envolvendo as questões financeiras? Quais as consequências destas decisões sobre sua vida, não se restringindo ao aspecto financeiro, mas alcançando outras áreas tão relevantes como saúde, família, trabalho, entre outras?
Perguntas como essas nos ajudarão a mapear quais são as principais áreas onde deveremos concentrar nossa atenção, mas também nos permitirão estabelecer um diálogo franco e aberto sobre suas motivações e expectativas em relação ao tema Planejamento Financeiro.
Desta forma, definiremos em conjunto as responsabilidades a serem compartilhadas em nossa caminhada, bem como o cronograma e escopo das etapas seguintes para a elaboração de seu Planejamento Financeiro.
Através de questionários, entrevistas e documentos disponibilizados pelo cliente, compilaremos as informações necessárias para uma análise objetiva sobre o seu perfil e contexto financeiros.
Não se limitando ao aspecto quantitativo, a coleta de dados também se destina a reunir elementos qualitativos que caracterizarão os fatores situacionais do cliente, como:
- Temperamento e personalidade;
- Atitudes, crenças e comportamentos;
- Tolerância a risco;
- Conhecimento e experiência financeira;
- Situação socioeconômica.
Questões de ordem emocional, vivencial e espiritual relacionadas não apenas ao papel do dinheiro, mas que decorrem das atitudes, crenças e comportamentos serão fundamentais para a identificação de objetivos de vida. Estes, os quais chamaremos de “Projetos de Vida”, definirão os parâmetros básicos do planejamento financeiro.
planos de vida
No processo sistemático de planejamento financeiro, toda informação compilada, quantitativa e qualitativa, será utilizada para responder a sete perguntas: por quê, o quê, quando, onde, quanto, como e por quem.
Guiado prioritariamente pelos Planos de Vida, e integrando os condicionantes de fluxo de caixa corrente e projetado, o processo de análise visa assegurar que todas as recomendações necessárias sejam identificadas e devidamente priorizadas, bem como todos os seus potenciais impactos de curto, médio e longo prazos.
A apresentação e recomendações constantes em seu Planejamento Financeiro contemplarão os seguintes temas:
Orçamento
(análise de receitas e despesas)
Fluxo de Caixa
(cenários de curto, médio e longo prazo)
Impacto dos "Eventos de Liquidez"
Baseado nos Projetos de Vida
Detalhamento dos Projetos de Vida
Aposentadoria, Educação de filhos, Patrimônio não financeiro e outros
Análise de Investimentos
Planos de Investimentos baseados nos Projetos de Vida (estratégias de curto, médio e longo prazos)
Avaliação de Risco
Seguros (Vida / Invalidez / Outros)
Planejamento Fiscal
Planejamento Sucessório
“O dinheiro entra em movimento quando a vida se encontra em transição.”
Mitch Anthony
Não se gerencia o que não se mede
Monitoramento
A vida é dinâmica e precisamos assegurar que a rota traçada em seu Planejamento Financeiro seja mantida.
Através da Consultoria Financeira com acompanhamento mensal e de revisões trimestrais, reavaliaremos juntos o plano de recomendações e estratégias apresentadas em seu Planejamento Financeiro, contemplando análises e atualizações que lhe proporcionem a tranquilidade e segurança necessárias na gestão de suas finanças e de seus grandes projetos de vida.